Arranhador de gato: estofados e móveis mais protegidos!

João saiu da casa dos pais há pouco tempo e resolveu adotar um gatinho para ser sua companhia no novo apartamento. O que ele não sabia é que o bichinho tem hábito de arranhar, e hoje está com sofá, tapetes e cadeiras destruídos. A boa notícia para o João é que a solução para esse problema é bastante simples! O arranhador de gato é fundamental para quem tem os felinos em casa: faz bem para a saúde dos animais e ajuda a proteger os estofados contra o “ataque” de arranhões.

Se, assim como o João, você não aguenta mais ver os gatos acabarem com os móveis da sua casa, veja como o arranhador pode te ajudar.

Entenda também por que seu gato precisa de uma caixa de areia.

O hábito de arranhar

arranhador de gato

O arranhar dos gatos é um hábito muito comum desses animais, mas por que eles sentem essa necessidade?

Uma das justificativas mais simples é o próprio instinto do gato. Os ancestrais do bichano eram caçadores e usavam as unhas como garras.

Por isso, até os dias atuais, eles continuam arranhando para deixar as unhas sempre saudáveis e preparadas para a caça. Com isso, a parte velha é desgastada, dando espaço para que a unhas novas e fortes apareçam.

O hábito de arranhar também funciona para marcar o território, já que tanto o odor, quanto o formato das marcas servem para identificar que o gato passou por ali. O odor vem de glândulas localizadas nas patas, que liberam feromônios.

Também demostra que o felino está saudável e confiante, além de ajudar a alongar os músculos e liberar o estresse, deixando-os mais relaxados.

Com tudo isso, já deu para notar que, ao contrário do que muita gente pensa, o hábito de arranhar não passa com o tempo.

Por isso, o bichano não deve ser punido ou reprimido: arranhar faz parte dos seus instintos e é uma demonstração natural do seu comportamento.

O arranhador de gato é a melhor saída para lidar com esse hábito.

Por que ter um arranhador de gato em casa?

arranhador de gato

Os gatos gostam de arranhar, principalmente, objetos que estejam na vertical. Cortinas, a lateral do sofá novo, portas… Tudo o que estiver ao alcance das unhas entra na mira.

O arranhador de gato é a alternativa perfeita para atrair os bichinhos – que acabam deixando outros objetos da casa de lado.

O nosso amigo João, do início do texto, levou um arranhador de gato para casa e já descobriu vários benefícios importantes desse brinquedo.

1.      O gato fica com temperamento mais tranquilo

Embora os gatos sejam animais domesticados, eles ainda precisam seguir alguns comportamentos instintivos, como arranhar.

Se essa necessidade não é suprida, o bichano pode ficar estressado e com tendências agressivas, prejudicando a relação com seus tutores.

O arranhador de gato ajuda a cumprir parte dessa demanda instintiva, deixando o animal mais tranquilo e pacífico.

2.      As unhas ficam lixadas e aparadas

Alguns tutores costumam resolver o problema de cortinas e sofás desfiados cortando as unhas dos gatos.

A questão aqui, é que as unhas deles são difíceis de aparar e se não soubermos onde cortar, o gatinho pode sangrar e sentir muita dor! O ideal é cortar com especialistas, em pet shops, para evitar acidentes.

Se você não quer cortar, mas gostaria que o felino tivesse unhas menores, o arranhador de gato também ajuda com isso, já que serve como uma alternativa para lixar as garras, deixando-as saudáveis.

3.      Garantia de bem-estar para o bichano

Enquanto usa o arranhador, o gato alonga o seu corpo, trabalhando músculos e tendões. Isso ajuda a proporcionar alívio e sensação de bem-estar.

Assim, você pode esquecer de gatinhos estressados: eles vão ficar mais relaxados e com toda estrutura muscular em movimento.

Além disso, são brinquedos divertidos, que servem como ferramenta de saúde física e mental, deixando os gatos ativos mesmo quando estiverem sozinhos.

4.      Os móveis da sua casa ficarão inteiros

Quando o pet se acostuma com o arranhador de gato, ele vai deixar em paz os outros móveis da sua casa.

Os bichinhos vão brincar e arranhar suas unhas em um objeto voltado especificamente para esse fim e acabarão se esquecendo dos sofás, cortinas e portas. Ou seja: todo mundo sai ganhando!

A urina também é outro problema que os pets precisam aprender a lidar. Leia nosso artigo sobre o assunto e veja como tirar cheiro de xixi de gato do sofá.

A escolha ideal para o arranhador de gato

Existem vários modelos de arranhador de gato disponíveis no mercado, que se ajustam tanto às necessidades no animal, quanto ao valor que o tutor tem para investir.

Para escolher, observe em qual sentido ele prefere arranhar (horizontal ou vertical) e as texturas que mais chamam atenção.

Por exemplo: se costuma arranhar mais os tapetes, os arranhadores horizontais, em formato de caixa, são os mais indicados. Já para o gatinho que fica apoiado nas patas traseiras, o ideal é o arranhador vertical.

Tipos de arranhadores

arranhador de gato

Os arranhadores de gato se diferenciam pelo material e formato em que são produzidos. Confira os principais tipos disponíveis no mercado:

Arranhador de papelão

São modelos mais baratos, mas os gatos adoram! São ótimos para afiar as unhas e os animais acham bastante divertidos.

Arranhador de pelúcia

O arranhador de pelúcia costuma ter uma estrutura mais completa. Além de arranhar as unhas, o gato tem espaço para dormir e brincar.

Arranhador de sisal

Esse modelo é mais resistente e vai durar bastante tempo. Por isso, costuma ser um pouco mais caro.

Em relação ao formato, eles são vendidos na posição horizontal, vertical e inclinada.

Arranhador caseiro: como fazer?

Em vez de comprar o arranhador de gato em um pet shop, você pode confeccionar um em casa.

Materiais

  • Tubo de plástico ou papelão;
  • Pedaço de madeira;
  • Barbante;
  • Parafusos;
  • Fixadores em “L”;
  • Cola;
  • Grampeador de estofado.

Modo de fazer

  • Prenda os fixadores na ponta dos tubos. A quantidade de fixadores varia de acordo com o peso do arranhador.
  • Forre o tubo com barbante, usando a cola e lembrando de prender a ponta em um dos fixadores. Vá dando batidinhas a medida em que enrolar o fio, para que ele fique bem preso e ajustado ao tubo.
  • Fixe os tubos em uma tábua de madeira e acrescente os detalhes que quiser, como tapetes, brinquedos e decoração em tecido.

Além de arranhar, o gato pode sujar os estofados da sua casa, com urina e resíduos de poeira que ficam nas patinhas.

Com a limpeza de sofá da Dr. Lava Tudo, você resolve esse problema com praticidade e economia. Faça um orçamento e deixe a sua casa um brinco!

O post Arranhador de gato: estofados e móveis mais protegidos! apareceu primeiro em Dr Lava Tudo.

Arranhador de gato: estofados e móveis mais protegidos! Publicado primeiro em https://drlavatudo.com

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s