Reforma de sofá vale a pena? Clique aqui e descubra!

Quando o André se mudou para seu primeiro apartamento, ganhou um sofá novinho do avô. Com o tempo, os assentos foram ficando surrados e agora toda a estrutura externa está desgastada.

Mas ele tem um apego afetivo com o móvel e não quer saber de trocar. Está avaliando se a reforma de sofá vale a pena ou se chegou a hora de, realmente, dar adeus ao estofado que tanto gosta e comprar um sofá novo.

Saiba tudo sobre reforma de sofá e confira se vale a pena apenas consertar em vez de trocar – mesmo que você não seja assim tão apegado quanto o André.

Qual é o estado do seu sofá?

reforma de sofá

Com o passar dos anos, as pessoas vão mudando a decoração da casa, modernizando as cores, os móveis e outros objetos.

Porém, antes de ir a uma loja comprar um estofado novo e gastar um dinheirão, você pode avaliar o estado de conservação do seu sofá e pensar sobre consertos ou mesmo uma reforma, dando uma cara de novo ao produto, mas sem precisar investir muito dinheiro.

Apresenta rasgos ou desgastes?

Como este é um dos móveis mais utilizados na casa, é comum que ele apresente rasgos no tecido e desgastes nos assentos e nas almofadas, além de manchas de utilização, proveniente de restos de alimento, suor e outros resíduos.

Nestes casos, a reforma de sofá é bastante indicada, sendo uma ótima solução para resolver pequenos problemas.

Está antiquado?

Mas, se o que te incomoda, é a estampa ou cor, a solução é a mesma. Reformar o estofado é uma forma econômica de ganhar um móvel com cara de novo e modernizar sua sala de estar ou de TV.

E a estrutura interna?

Lembre-se que, juntamente com o revestimento do estofado, a estrutura também deve ser levada em consideração. Avalie o estado das madeiras, que podem estar quebradas ou envelhecidas, e das espumas, que se tornam ambiente de ácaros, bactérias, fungos e microrganismos que fazem muito mal à saúde.

A parte da estrutura é a que mais interfere na possibilidade de reforma, já que, quanto mais danificado, maior será o custo do conserto.

Reforma de sofá velho: qual tipo realizar?

Quando pensamos em reforma de sofá, logo vem à nossa mente a necessidade de mudar o revestimento ou trocar alguma parte da estrutura não é mesmo?

Entretanto, dependendo do dano presente no estofado, é possível usar outras técnicas para renovar o sofá e recuperar sua aparência de novo.

Manchas e tecido com aparência envelhecida

Quando o estofado está manchado ou com aspecto envelhecido, fazer uma boa limpeza de sofá, com uma empresa profissional, revitaliza a aparência original, garantindo um móvel bonito, sem grandes esforços.

Rasgos e danos do tecido

A reforma de sofá, quando há rasgos e outros danos, é feita com a troca total do tecido. É preciso remover o revestimento atual e substituir por um novo, que pode ser, inclusive, de outro material.

Estrutura interna danificada

Às vezes, o problema está no interior, e a reforma do sofá inclui a troca de espumas, molas e outras partes do móvel, podendo ficar bastante caro.

Geralmente, esse tipo de reforma só é feito quando a pessoa é bastante apegada ao sofá, já que o valor do conserto pode ser igual ao da compra de um novo.

Escolha empresas profissionais para evitar problemas com o conserto da estrutura.

Reforma de sofá: passo a passo completo

reforma de sofá

Sabia que dá para fazer a reforma do sofá em casa? Com uma tendência cada vez mais forte de dicas de DIY (Do It Yourself, ou Faça Você Mesmo), nada melhor do que aprender a consertar o revestimento do estofado sem precisar gastar muito dinheiro.

Avalie se o sofá precisa apenas da troca de tecido e se as espumas estão em bom estado. Assim, você garante um móvel bonito, confortável e que não apresente qualquer risco à saúde da sua família.

Para reformar o sofá você vai precisar de:

  • Tecido de sua preferência;
  • Grampeador próprio para sofá;
  • Tesoura;
  • Caneta;
  • Alfinetes;
  • Espuma extra para melhorar a qualidade do estofado.

Para fazer a reforma do sofá:

  1. Tire fotos do sofá, para usar as imagens como referência na hora de fazer a montagem.
  2. Tire medidas do sofá para comprar o revestimento. Lembre-se de deixar 1,5 cm de sobra nas bordas do tecido escolhido, para a costura.
  3. Retire todo o tecido antigo, tomando o cuidado de deixar as marcas de costura, para te ajudar a colocar o revestimento novo.
  4. Recorte o novo tecido e faça marcas com caneta onde ele deverá ser costurado.
  5. Se a espuma estiver em mau estado, substitua por uma nova, antes de costurar o revestimento.
  6. Use os alfinetes para prender as partes de tecido que serão utilizadas para os braços, assentos e as costas do sofá. Verifique se o encaixe está correto, antes de costurar.
  7. Verifique nas fotos se a montagem está correta.
  8. Com todos os recortes se encaixando adequadamente, faça as costuras, usando linha reforçada e agulha ou máquina de costura.
  9. Agora é só encaixar o tecido costurado no sofá e finalizar com o grampeador.

Como aumentar a durabilidade do seu sofá

Além de fazer a reforma do sofá, cuidar do estofado no dia a dia de maneira adequada, pode ajudar o móvel a durar mais tempo, adiando, ainda mais, o momento da troca.

Mantenha uma rotina de limpeza

Inclua o sofá na faxina da casa. Limpe diariamente, removendo a poeira e outros resíduos de sujeira e, uma vez por semana, passe aspirador de pó.

Em casos de limpeza mais profunda, opte pela contratação de uma empresa profissional.

Faça a impermeabilização do estofado

A impermeabilização de estofado protege o sofá contra líquidos, criando uma barreira que afasta a umidade.

Além de deixar o sofá mais limpo, a impermeabilização ajuda a evitar a proliferação de fungos e ácaros, que se desenvolvem em locais úmidos e escuros.

Use o sofá para finalidade adequada

Pode parecer engraçado falar isso, mas o sofá é feito para sentar. Evite transformá-lo em brinquedo para as crianças ou colocar mais peso do que o suportado pela estrutura.

Conte com suporte profissional

A Dr. Lava Tudo tem soluções completas para deixar o sofá novinho! Limpamos o estofado a seco, com os melhores produtos do mercado e profissionais altamente qualificados.

Temos mais de 300 mil clientes satisfeitos e garantimos elevado padrão de qualidade em todos os nossos serviços.

Faça um orçamento da limpeza de sofá da Dr. Lava Tudo e surpreenda-se com o resultado!

O post Reforma de sofá vale a pena? Clique aqui e descubra! apareceu primeiro em Dr. Lava Tudo. Visite para mais conteúdos como esse!

Reforma de sofá vale a pena? Clique aqui e descubra! Publicado primeiro em https://drlavatudo.com

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s