11 heróis do canteiro de obras

O setor de construção envolve uma ampla variedade de profissões e conjuntos de habilidades e origens diferentes. Quer seja alguém recém-saído de um curso técnico profissionalizante, um trabalhador prático com vários anos de experiência, ou alguém puramente treinado em sala de aula para entender como executar as especificações de plantas ou projetos de casas e edificações.
Qualquer um que trabalhe em um canteiro de obras para fazer atividades de construção está fazendo algo heróico. Pessoas que trabalham em canteiros de obras, muitas vezes colocam suas vidas em risco. Esses lugares podem ser especialmente perigosos.

E não é apenas uma simples observação, os números oficiais sustentam essa afirmação. De acordo com o Ministério do Trabalho, o Brasil é o quarto pais em número de acidentes de trabalho, Até o ano de 2017 foram 549 mil acidentes de trabalho. E a construção civil tem o quarto maior índice de acidentes no trabalho.

A seguir você vai conhecer 11 atividades de heróis que transformam um pedaço de terra empoeirado ou coberto de mato em um prédio totalmente operacional.

1. O eletricista 👷

Trabalhando em ambientes desafiadores tanto em ambientes internos quanto externos, o eletricista é encarregado da instalação, manutenção e reparo de unidades elétricas em todo o canteiro de obras.

Isso inclui iluminação, comunicações, sistemas de controle e muito mais. Eletricistas estão acostumados a trabalhar longas horas, não é raro que estejam ocupados nos finais de semana ou feriados.

Os eletricistas não precisam apenas montar e instalar eletrodutos, fiação, eletrodomésticos, acessórios e equipamentos, mas também são responsáveis por quaisquer falhas e avarias. Eles também correm o risco de sofrer uma série de acidentes relacionados ao trabalho, incluindo choques elétricos, que podem levar a graves queimaduras.

Em termos de educação, você precisa de um diploma do ensino médio (ou equivalente). No entanto, isso não significa que você pode conseguir um emprego recém-saído do ensino médio.

Para se tornar um eletricista de pleno direito, após conclusão dos estudos de formação técnica, você pode iniciar a trabalhar como aprendiz auxiliando um profissional de experiência até ter total segurança de um vôo solo .

2. O carpinteiro 👷

Em termos de funções no canteiro de obras, o carpinteiro às vezes foge do radar. No entanto, eles desempenham um papel importante, sendo responsáveis pela construção de formas para concretagem de lajes, vigas ou pilares, montagem de escoramentos, instalação e reparação de todas as estruturas de madeira ou outros materiais equivalentes.

O carpinteiro é um indivíduo com muitos talentos, muitas vezes trabalhando em vários empregos: alguns instalam paredes de gesso, outros constroem armários e outras estruturas semelhantes, e os projetos de isolamento também se enquadram no âmbito do carpinteiro.

Em termos de educação, na maioria das vezes é a evolução do aprendizado na prática de quem iniciou como servente, evoluiu para pedreiro e acaba assumindo a função de carpintaria.

A maioria que busca qualificação técnica procura um curso técnico de edificações ou de pedreiro. Geralmente um diploma do ensino médio é suficiente para entrar na maioria dos programas de aprendizado.

No entanto, isso não significa que os cursos profissionais não sejam úteis. O domínio da carpintaria é um grande passo de quem busca ser um mestre de obras e até pode ajudá-lo a ocupar cargos de gerência mais tarde em sua carreira.

3. O operador de equipamentos pesados 👷

O operador de equipamento pesado não é estranho a sujeira, graxa ou lama. Espera-se que funcione em uma variedade de condições, o operador tem um cronograma de trabalho irregular com base nos requisitos do projeto.

A maquinaria pesada operada é mais frequentemente utilizada para auxiliar na construção de edifícios, estradas e pontes
O operador de equipamentos pesados tem uma relação próxima com o maquinário a ser utilizado. Eles deverão manter o equipamento conforme necessidades dos serviços, inclusive fazendo o reparo básico ocasional.

Qualquer mau funcionamento precisa ser verificado de forma rápida e eficiente. Exemplos de máquinas usadas incluem tratores, escavadeiras , niveladoras, bate estacas.

4. O vidraceiro 👷

Especializado em todas as coisas que envolve o vidro, o vidraceiro garante claraboias, janelas e acabamentos em dispositivos elétricos conforme necessário.

O trabalho é fisicamente exaustivo, pode exigir jornadas com longas horas usando máquinas para cortar, calafetar e ajustar o vidro de acordo com os requisitos de projeto. Estas são apenas algumas das responsabilidades: Instalar portas de vidro em seus quadros, usando dobradiças de metal e fechaduras, por exemplo.

Remoção do vidro quebrado e velho em preparação para nova instalação.
Tal como acontece com a maioria dos trabalhos nesta lista, normalmente você pode encontrar um aprendizado na indústria com um diploma do ensino médio ou equivalente.

Os vidraceiros de formação também podem se interessar pelas qualificações oferecidas por indústrias fabricantes , que oferece cursos para tipos específicos de instalação e função.

5. O pedreiro 👷

O pedreiro conhecido também como estucador de alvenaria ou rebocador, tem um papel importantíssimo numa peça essencial da máquina de construção civil.

Responsável pela preparação e revestimentos de paredes e tetos antes da decoração, o pedreiro é geralmente parte de uma pequena equipe. Exigindo destreza e capacidade de trabalhar eficientemente, o pedreiro deve estar fisicamente apto.

Há diversas qualificações definidas necessárias para se tornar um pedreiro, no entanto, a experiência é geralmente muito valorizada.
Isso significa que um aprendizado faz parte da equação antes de conseguir um emprego formal. A formação de pedreiro, condiciona as características de um exímio conhecedor de aplicação de chapiscos, argamassas , concretos e calfinos em paredes e tetos.

Cuida seriamente de alinhamentos, prumos e planicidade de superfícies e traços de argamassas e concretos.

6. O encanador 👷

Esse trabalho essencial envolve a instalação completa de soluções de encanamento em locais de construção, incluindo sistemas de esgoto, de água fria, quente com as respectivas tubulações e conexões.

O encanador é o herói desconhecido do mercado da construção e explicaremos o porquê. No século 19, doenças como cólera, disenteria e febre tifóide tinham um efeito devastador em uma sociedade industrializada. O advento do encanamento ajudou a quase eliminar a disseminação de tais doenças infecciosas.

Se você gosta da ideia de se tornar um encanador, existem várias maneiras de fazer isso. Alguns frequentam uma escola técnica antes de se mudarem para uma especialização, enquanto alguns aprendem no trabalho como auxiliar de outros profissionais encanadores.

Entre as várias profissões da construção o encanador além do conhecimento técnico é o profissional que mais tem desafios e paciência para resolver os problemas corriqueiros de vazamentos de água ou esgoto nas obras recém concluídas.

7. O soldador 👷

Normalmente, usando equipamentos de mão, espera-se que o soldador posicione e fixe as peças de metal nas estruturas.
Os soldadores estão acostumados a todas as condições, seja trabalhando em condições meteorológicas adversas ao ar livre ou em locais pequenos e confinados no interior.

A capacidade de trabalhar em posições difíceis é inerente ao soldador. O soldador também deve ser conhecedor de projetos, especificações e croquis.

Existem vários tipos de aplicações de trabalho de soldador, mas o procedimento mais comum é conhecido como soldagem a arco. Isso envolve o uso de correntes elétricas para aquecer e ligar metais.

No entanto, existem mais de cem processos que podem ser usados, cada um adequado para um tipo específico de trabalho. A experiência, portanto, é um componente importante para se tornar um soldador profissional.

8. O armador de ferro 👷

Sem o armador de ferro de construção, os edifícios simplesmente entrariam em colapso. Este trabalho envolve o uso de barras de aço ao lado de malha eletro-soldadas e concreto armado, como parte de um processo para fortalecer os edifícios.

O papel é um dos mais exigentes em um canteiro de obras, pois envolve levantar, trabalhar em altura e dobrar regularmente.
O armador ou ferreiro de obras geralmente tem um caminho pouco comum para a função. Muitos começam como auxiliares ou serventes de construção, ajudando a transportar equipamentos e ferramentas.

Aqueles que demonstram interesse no trabalho recebem lentamente responsabilidades adicionais ao longo do caminho. Para conseguir um emprego como um armador de ferro, você eventualmente vai precisar de uma qualificação que permitirá que você use ferramentas para cortar e moldar pedaços de aço.

É necessário que o candidato tenha conhecimentos para leituras de projetos estruturais, e entender exatamente a colocação espacial de cada barra no conjunto dos elementos estruturais, afim de poder executar a risca as armaduras de lajes, vigas, pilares e fundações.

9. O operador de guindaste 👷

A descrição do trabalho do operador de guindaste parece direta. Eles operam máquinas, móveis e estacionárias, para mover, elevar e reposicionar cargas pesadas. Contrariamente à percepção do público, no entanto, os operadores de guindastes fazem mais do que apenas empurrar uma série de botões.

Por exemplo, eles precisam ser profissionais na comunicação rápida com trabalhadores de terra usando sinais de mãos. Eles devem ser precisos na entrega das cargas transportadas, levando em consideração a velocidade, direção e condições climáticas.

Eles também devem estar bem conscientes das partes do maquinário que usam, identificando falhas e pontos de risco. Ser uma pessoa atenciosa aos detalhes e com alto poder de concentração.

O trabalho também pode ser extremamente perigoso, com inúmeros acidentes relatados nos últimos anos. Basta digitar no buscador do youtube “acidente com guindaste” que encontrará inúmeros vídeos com situações assustadoras.

10. O pintor 👷

Este profissional é responsável pela pintura e decoração de casas e edifícios, e também é conhecido como um decorador ou pintor de casas. O objetivo da pintura é melhorar a aparência de um edifício e protegê-lo de danos causados ​​por água, insolação, ferrugem, corrosão, insetos e mofo.

Historicamente, o pintor era responsável pela mistura da tinta, mantendo pronto suprimento de pigmentos , óleos , diluentes e secantes. O pintor usaria sua experiência para determinar uma mistura adequada, dependendo da natureza do trabalho. Nos tempos modernos, o pintor é o principal responsável pela preparação da superfície a ser pintada, como remendar buracos no drywall, reboco de paredes, usando fita adesiva e outras proteções em superfícies que não devem ser pintadas, limpando a superfície e depois pintando.

Mais recentemente, os pintores profissionais são responsáveis ​​por toda a preparação antes da pintura. Como raspagem, lixamento, remoção de papel de parede, calafetagem, reparação do gesso ou madeira, patch, remoção de fungos, enchendo e regularizando furos ou quaisquer defeitos com gesso ou massa acrílica, limpeza, preparação e escovamento também estão entre as principais atividades profissionais do pintor.
Geralmente os cursos preparatórios de pintura de edificações com duração de até 15 dias são oferecidos pelos fabricantes em parceria com revendedores de tintas locais.

11. O mestre de obras 👷

O mestre de obras é a pessoa mais preparada tecnicamente e com os conhecimentos necessários para gerenciar e comandar equipes de trabalho no canteiro de obras.

Com a supervisão e assessoria de um profissional arquiteto ou engenheiro civil, tem habilidades para conduzir o cronograma de trabalho da obra conforme as especificações de projeto com segurança economia e dentro dos prazos acordados com os contratantes da obra.

O gerente de construção é a pessoa responsável por tudo o que acontece em um canteiro de obras. Os mestres de obras precisam planejar, coordenar e executar todos os aspectos do projeto.

Isso inclui seguir orçamentos, leitura de plantas, gerenciamento de funcionários e negociação de mudanças à medida que surgirem ou estar pronto resolver ocorrências não previstas. A maioria destes profissionais foram antigos pedreiros ou carpinteiros de obra que foram sendo lapidados nas diversas obras pela assessoria de engenheiros e arquitetos.

No entanto a competitividade do setor de construção tem exigido que o mestre de obras tenha uma formação técnica em cursos técnicos profissionalizantes, geralmente com 3 anos de duração realizados em escolas técnicas federais em cursos específicos na formação de edificações. Em grandes obras há hierarquias superiores como o primeiro Oficial e gerente de obras.

Vale lembrar que a construção civil está passando por mudanças constantes e a cada dia novas profissões surgem no mercado.

The post 11 heróis do canteiro de obras appeared first on Plantas de Casas.

11 heróis do canteiro de obras Publicado primeiro em http://www.plantasdecasas.com/

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s