Como renovar velhas escadas de madeira?

Escadas de madeira são lindas e trazem um clima específico para um projeto de casa ou apartamento. Ao mesmo tempo, os degraus das escadas pertencem às superfícies mais exploradas da casa. Com o tempo, eles começam a mostrar sinais inevitáveis ​​de desgaste. Mas isso não é uma catástrofe: arranhões, buracos e degraus barulhentos também podem ser reparados e toda a escada renovada.

Renovando a escada de madeira passo a passo

Primeiro, você precisa especificar o tipo e finalidade da reforma necessária. Verificar se apenas todos os degraus sofrem algum desgaste e também quais são os que têm rangido (barulho ao pisar)? Neste caso, lixamento geral e reparos simples restaurarão a aparência antiga para as escadas.

Se a escada mostra sinais de instabilidade ​​e possíveis danos com rachaduras, de modo que alguns degraus e balaustradas tenham que ser substituídos, é melhor que uma reforma ampliada – por razões de segurança – seja executada por uma equipe de construção capacitada com marceneiros ou carpinteiros experientes.

Reforma de escadas de madeira: passo a passo

Renovação de escadas de madeira, juntamente com pequenos reparos e a aplicação de uma camada protetora pode ser realizada em várias etapas:

Remoção do verniz e lixamento grosseiro das escadas de madeira

No início, você precisa remover a camada de verniz, ou qualquer proteção emborrachada que eventualmente estiver na superfície da escada, como os tapetes, revestimentos emborrachados ou sintéticos.

Remova completamente o resíduo de colas adesivas ou o antigo produto que tenha sido usado para nivelamento da superfície.

Depois de completar a limpeza inicial das escadas, triture a superfície dos degraus e plataformas de madeira com uma lixadeira eletrônica, ou se tiver tempo disponível e vontade lixarem manualmente.  Você pode usar uma lixa ou raspador em locais de difícil acesso, como cantos, bordas, entalhes.

Fragmentos de cola ou camadas grossas de adesivos, difíceis de tirar podem ser removidos com uma espátula fina e com o auxilio de secador de cabelos, que aquece a cola e facilita a total limpeza da superfície. Ver imagens:

Após o primeiro lixamento grosseiro, mais duas operações são realizadas com lixa de madeira mais fina – primeiro com granulação de 40 e depois 80.

Durante este trabalho, você deve usar luvas de proteção e uma máscara em todos os momentos.

Se a lixadeira se conectar a um aspirador, você deve usá-lo.

Caso contrário, você tem que fazer pausas no trabalho para aspirar completamente a superfície do solo.

Como consertar os degraus das escadas de madeira?

Arranhões maiores e profundos ou depressões na madeira são preenchidos com uma massa de madeira. Riscos menores podem ser alisados com cera com um pigmento adequado.

Cunhas de madeira finas ajudam a combater o barulho de rangidos nos degraus. Colocar cuidadosamente nas aberturas (frestas) para eliminar a folga existente. Sobras de cunhas em excesso são cortadas com um estilete ou cinzel, lixa-se e se necessário passar uma fina camada de massa de madeira. Se algum degrau tem um barulho que incomoda muito ao pisar, principalmente quem costuma vagar pela noite enquanto a maioria dorme, podem ser estabilizados com parafusos.

Lixamento preciso de escadas de madeira

Nesta fase de preparação da superfície, use uma lixa com um tamanho de grão de número 100 ou 120. Os riscos que foram criados durante o lixamento grosseiro com a espátula ou cinzel devem ser lixados à mão.

Este procedimento deve ser realizado com muita paciência. A superfície externa das escadas de madeira deve estar absolutamente lisa antes do início da pintura.

Antes de escovar, remova a poeira das superfícies de madeira com um aspirador de pó e um pano.

Lubrificando a escada com óleo de madeira

Duas camadas finas geralmente são suficientes para lubrificação. O óleo deve penetrar completamente na madeira e não formar uma camada na superfície dos degraus. Aqueles lugares onde você pode ver o óleo restante devem ser limpos com um pano seco para evitar manchas.

Para aumentar a resistência da escada oleada para arranhões, você pode aplicar uma fina camada de cera na superfície seca.

Se você decidir proteger as escadas de madeira apartir de uma lubrificação com óleo de madeira, você pode pintar apenas uma pequena faixa de madeira com uma mancha para analisar o tom de cor desejado.

Você pode usar um pincel largo para essa finalidade. Depois vem a aplicação uniforme da camada de óleo principal. Depois de 20 a 40 minutos (de acordo com o fabricante), os locais que ainda parecem úmidos devem ser limpos com um pano seco e o excesso de óleo deve ser removido.

Escadas de madeira com aplicação de verniz

Passos a seguir:

  • – Antes da aplicação do verniz, devemos ter concluído o lixamento da superfície. Nesse sentido, você deve utilizar uma lixa de papel de 00 ou 000. Utilizar a lixa de papel passando com atenção e na mesma direção dos veios da madeira.
  • – Na sequência, utilize uma escova ou pano seco para limpar todo o pó que você gerou com o uso da lixa. É importante que tanto os degraus como o espelho da escada não fique nenhum pó, senão o verniz pode ficar com uma aparência rugosa e sem vida.
  • – Após a fase de preparação, você deve dar uma demão de verniz com um pincel em toda a superfície da madeira que você preparou. Depois é necessário deixar repousar por 24 horas. Há muita variedade de tons de verniz, e terá de escolher o que mais lhe agrade para sua escada.
  • – Se sua vontade é de apenas alterar a cor da escada, então também deve comprar, outro tipo de verniz acetinado com aquele tom de cor que desejar.
  • – Para finalizar a reforma deverá passar duas demãos de verniz na escada. Mas lembre de respeitar uns intervalos de 24 horas entre uma e outra demão. Caso sua casa seja habitada por mais de quatro pessoas e há um transito mais intenso, considere adicionar outras camadas de verniz.

Após a última pintura, leva cerca de sete dias para o revestimento endurecer completamente. Durante este tempo, não suba as escadas.

Decorar o espelho ou o fundo da escada com papel de parede

A maneira original de decorar escadas velhas pode ser usando papel de parede. As faixas de papel de parede cortadas em tiras apropriadas são coladas à superfície frontal da escada com fita adesiva dupla face. Você só precisa prestar atenção se o papel de parede combina com o entorno das paredes ao redor da escada.

The post Como renovar velhas escadas de madeira? appeared first on Plantas de Casas.

Como renovar velhas escadas de madeira? Publicado primeiro em http://www.plantasdecasas.com/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s