Conheça as doenças provocadas pelos caramujos

As principais doenças causadas por caramujo são esquitossomose ou simplesmente barriga de água, meningite eosinofílica e estrongiloidíase.


Caramujos são pequenos moluscos que são fáceis de encontrar em plantações, jardins e até mesmo em cidades porque não têm predadores, reproduzem-se rapidamente e alimentam-se de plantas, e podem até comer pinturas caseiras.

No Brasil, as doenças de caramujo são muito raras, mas em outros países são mais comuns. A principal diferença é que os caracóis encontradas aqui, geralmente, não contêm parasitas necessária para transmitir a doença, e por isso não é necessário desespero por encontrar um caramujo, na alface pé ou andando no quintal, mas é recomendável eliminá-los se você notar um aumento no seu valor.
Principais doenças do caramelo

Para que caramujo transmita a doença, ela deve estar infectada com parasitas, o que nem sempre é o caso. As principais doenças que podem ser causadas por caramujos são:: :

1. Doces de jardim :
Cientificamente chamado Bradibaena similaris, pode causar uma doença chamada strongyloidose quando infectado com um parasita. Este caramelo tem apenas 1 cm de altura e 1,5 cm de diâmetro e tem uma concha castanho claro com uma espiral mais escura no meio.

Tem sintomas de dor abdominal grave, febre, perda de apetite e vômitos, e pode até causar uma perfuração do intestino, hemorragia e, em alguns casos, pode ser fatal.
É sabido que poucos casos foram relatados no Brasil, por isso continua a ser uma doença rara.

2. Caramujo em água :

Os caracóis que vivem em água doce, são cientificamente chamados Biomphalaria podem causar esquistossomíase porque participam do ciclo de transmissão do parasita que infecta o ser humano. É a principal doença causada pelo caramujo no Brasil, e é preciso suspeitar que o rio, lago ou açude está contaminado se recebe esgoto não tratado ou se há caramujos perto de seus leitos.

3. Caramujo Gigante Africano :

Cientificamente chamada de Achatina fulica, infectada por um parasita, ela pode transmitir duas doenças diferentes, strongiloidose e meningite eosinofílica. Suas características são de aproximadamente 15 a 20 cm de comprimento e pesam até 200 g.

A meningite eosinofílica ocorre quando o verme atinge o sistema nervoso central, inflamando a meningite que cobre o cérebro. Saiba como este tipo de meningite é tratado. Por outro lado, a strongiloidose causa dores abdominais graves que podem ser confundidas com apendicite. Estas duas doenças raramente foram relatadas no Brasil.

Como ocorre o contágio

A contaminação por doenças da carambola pode ocorrer ingerindo sua carne mal cozida, entrando em contato direto com suas secreções, pois estão cheias de parasitas, ou comendo alimentos contaminados com essas secreções. No caso da schistosomose, a pessoa pode não ter contato direto com o caramujo, mas ao entrar em águas poluídas, eles podem estar infectados com vermes intestinais.

Como proteger e eliminar o caramujo

Para evitar doenças causadas pelo caramujo, recomenda-se não comer a sua carne, não tocá-la e lavar bem todos os alimentos que possam ter entrado em contacto com estes animais. Se você tocar em um caramelo, ou suas secreções, você deve lavar a área com sabão e água.

Além disso, as frutas e os legumes devem ser cuidadosamente lavados em água, depois embebidos durante 10 minutos, completamente cobertos, numa mistura de 1 litro de água com 1 colher de água sanitária.

Para eliminar completamente estes caramujos do ambiente é recomendado :

* Usar luvas de borracha e decorar qualquer caramelo que você encontrar com as mãos bem protegidas ;
* Quebre suas conchas para evitar a acumulação de água que pode ser usada como solo para Aedes Aegypti ;
* Armazená-los em uma lata fechada e enterrá-los ou prendê-los em um saco de lixo de alta resistência. Nestas condições, ele deve morrer em dois dias.

Se preferir, pode colocar os caracóis numa caixa e incendiá-los. Não é recomendado salgá-los, pois isso causaria a sua desidratação, libertando secreções intensas, que podem contaminar o ambiente com excesso de sal, nem é recomendado o uso de inseticidas que podem danificar o solo e contaminar os alimentos.

Outra maneira de controlar a presença de caramelos é atraí-los com um balde contendo cerveja, eles entrarão no balde e se afogarão. Também pode ser útil espalhar cascas de ovos picadas em torno dos vasos de plantas para evitar que eles subam para os vasos, uma vez que não pode rastejar sobre estas pequenas cascas.

Entre em contato com a Haytec para lhe ajudar com seus problemas.

Conheça as doenças provocadas pelos caramujos Publicado primeiro em Desentupidora em Santos 24 Horas

Leave a comment