Bavette ao molho de atum

Existem comidas que transmitem a sensação de conforto ao serem degustadas, tanto pelo sabor aprazível quanto pelas lembranças de refeições simples, porém deliciosas que, por vezes, optamos ao invés de algo mais rebuscado. Uma receita que traz essa combinação de sabor e conforto a quem a aprecia é o Bavette com molho de atum.

bavette

De fácil preparo e com a utilização de ingredientes facilmente encontrados nos supermercados ou aos quais comumente as pessoas têm em casa, este prato garante uma refeição saudável e incrivelmente saborosa. Para aqueles que gostam de preparos baseados em massa e não dispensam um acompanhamento mais leve, essa receita é ideal.

O Bavette é um tipo de massa também conhecida como Linguine ou Trenette. De aparência similar ao espaguete, seu formato se configura como uma massa de tiras finas e longas, porém, mais achatadas do que o tradicional espaguete.

Para o preparo desta receita são necessários poucos ingredientes, sendo os utilizados no preparo da massa fresca: 300 gramas de farinha e 3 ovos e uma colher de chá sal. Caso queira aumentar a porção, basta adicionar 1 ovo a cada 100 gramas de farinha extra. É importante estar atento ainda que o uso da farinha compreende não somente para massa, mas para abertura e sova da mesma, portanto, é preciso reservar uma quantia maior.

Para a realização do molho, é utilizado um maior número de ingredientes, porém, todos de fácil acesso ao cozinheiro. São necessários: 3 colheres de sopa de azeite; ½ cebola picada; 3 dentes de alhos espremidos ou picados; 1 tomate sem pele, sem sementes e picado; 1 lata de atum drenada ou atum fresco na mesma proporção; temperos como sal, pimenta, orégano e pimenta do reino à gosto.

É interessante começar o preparo deste prato pela massa fresca. Para tanto, adicione a quantia de farinha em um recipiente e misture-a ao sal, moldando-os de modo que fique organizado como um vulcão, tendo uma cratera, isso é, um buraco ao meio onde devem ser adicionados os ovos.

A adição dos ovos deve ser feita um a um, quebrando-os em outro recipiente antes, visando evitar perder a receita, caso um esteja inutilizável. Feito isso, misture os ingredientes, levando a farinha das bordas para o centro até que todo o conteúdo esteja incorporado.

Caso perceba a massa muito úmida, grudando no talher, adicione farinha aos poucos e, em caso contrário, caso esteja muito consistente, coloque pequenas quantias de água até obter a consistência desejada.

Assim que esta etapa estiver feita, enfarinhe uma superfície lisa, tal como uma bancada, mesa ou tampo de mármore, e coloque a massa neste espaço para sova-la. Faça esse processo por cerca de dez minutos ou até que o conteúdo seja liso e homogêneo, não grudando mais nas mãos ou na superfície. Retorne-o para o recipiente e reserve, enquanto prepara o molho.

Com os ingredientes já picados, coloque em uma panela ou frigideira em fogo médio as cebolas e o azeite, refogando-a até que fiquem murchas. Posteriormente, adicione também o alho, mexendo antes de adicionar os tomates e, por fim, o atum. Após incorporar estes ingredientes, basta temperá-los e, para tanto, adicione aqueles os quais forem de sua preferência, provando até alcançar o sabor desejado.

Após temperar, desligue o fogo e regue a mistura com bastante azeite, deixando este preparo reservado enquanto recorta e coze a massa de bavette.

Retornando ao preparo da massa, enfarinhe novamente uma superfície da mesma forma que foi feita para sovar o preparo, e coloque ali o conteúdo, utilizando de um rolo de macarrão para que seja aberta até atingir uma espessura bem fina. Caso tenha acesso a um cilindro próprio para essa tarefa, utilize-o partindo por abri-la com uma espessura maior e diminui-la aos poucos.

Assim que obter a espessura ideal, passe para a etapa de recorte e o faça conforme o formato do Bavette, longo, fino e achatado. Com a massa cortada e o molho cozido, basta cozer a massa e montar o prato.

Ferva água o bastante para cobrir a quantia de massa preparada e adicione a ela um pouco de sal e, em seguida, a própria massa.  Atente-se ao tempo de cozimento, o qual deve ser em torno de cinco minutos para que atinja o ponto al dente. É importante acompanhar esse processo, dado que massas secas levam mais tempo de cozimento, o que pode confundir cozinheiros que não possuem experiência com as frescas, as quais podem passar do ponto ideal com maior facilidade, dado o frescor dos ingredientes.

Quando cozer, disponha a massa em um escorredor para a retirada da água utilizada neste processo. Por fim, retorne este preparo para a panela ou coloque-o em um refratário adicionando a ele o molho previamente preparado.

O molho, assim como esta massa, pode ser feito visando uma porção para mais pessoas, bastando aumentar o número dos ingredientes conforme necessário, dosando-os conforme a quantia de massa preparada.

De modo rápido e simples, é possível finalizar um prato de sabores comumente apreciado pela maioria das pessoas, com um alto valor nutricional e com ingredientes de fácil acesso.

The post Bavette ao molho de atum appeared first on Preparato.

Bavette ao molho de atum Publicado primeiro em indústria de massas alimentícias

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s