Como limpar colchão: passo a passo + 16 dicas INFALÍVEIS

Aprender a limpar o seu colchão e investir em uma higienização completa  é importante para garantir a qualidade do sono, além de sua saúde física,  afinal, dormimos, em média, oito horas por noite, ou seja, um terço do dia. Além disso, é preciso lembrar  que os cuidados precisam ser redobrados para prevenir crises alérgicas e doenças respiratórias causadas pelo acúmulo de ácaros, facilmente encontrados em ambientes úmidos, como roupa de cama, colchões, travesseiros e cobertas. 

Por isso, vamos te mostrar o passo a passo de como limpar seu colchão, além de 16 dicas mais do que incríveis. Não deixe conferir!

Como limpar colchão
Preze pela qualidade do seu sono, limpe seu colchão periodicamente.

Importância de limpar o colchão

A limpeza e higienização do colchão são muito necessárias, e podem até parecer uma coisa difícil e complicada, mas pode ser feita de maneira simples em casa.

Você certamente possui inúmeros ingredientes e produtos que higienizam de forma eficaz o seu colchão, porém é importante salientar que para uma limpeza profunda, que seja garantida a retirada de ácaros e fungos presentes, vale a contratação de uma empresa especializada, em que os produtos serão específicos para a limpeza e não irão agredir a superfície do seu colchão.

Dicas para Higienização de colchão e roupas de cama

É importante ter em mente que não é apenas o colchão que deve ser higienizado. Roupas de camas também merecem atenção em situações especiais, como falaremos agora.

1. Como limpar colchão com mofo?

O primeiro passo para limpar um colchão como mofo é colocá-lo no sol. Em seguida, limpe o colchão com uma esponja através de uma solução com 5 gotas de óleo de melaleuca e um balde de água morna. Molhe a esponja nessa mistura e passe-a sobre o colchão com a esponja. Quando acabar basta, colocar o colchão no sol novamente.

2. Como tirar cheiro de urina em colchões?

Para tirar o cheiro de urina de um colchão você vai precisar de:

  • Bicarbonato de sódio;
  • Vinagre branco;
  • Água;
  • Secador de cabelo.

O primeiro passo é adicionar uma medida de bicarbonato de sódio sobre o local atingido pela urina, deixando-o agir por cerca de duas horas, retirando-o com o auxílio de um aspirador de pó. 

Depois disso, faça uma mistura com a água e o vinagre branco, borrifando e deixando agir por mais 30 minutos. Para acelerar o processo de secagem é possível utilizar o secador a uma distância segura o suficiente para não queimar o colchão.

3. Como limpar um colchão de espuma?

Os colchões de espuma são muito sensíveis, por isso a primeira coisa para se ter em mente é: evite usar água diretamente, sempre opte por um borrifador, as chances de encharcar a espuma são menores.

Para limpar um colchão de espuma você vai precisar de vinagre ou bicarbonato de sódio. Misturando-os à água limpa. Em seguida borrife a mistura escolhida sobre o colchão e deixe agir por 5 minutos. Passado esse período, basta apenas passar um pano limpo, em movimentos rápidos de cima para baixo, ao invés de movimentos circulares.

4. Como limpar colchão velho?

Para limpar um colchão velho, a melhor sugestão é começar deixando o colchão no sol durante todo o dia. Em seguida, misturar um copo de água morna mais meio copo de vinagre de álcool e 3 colheres de bicarbonato de sódio e aplicar no colchão velho com o uso de um borrifador. Espalhar com a ajuda de um pano limpo. Como um toque especial, é possível borrifar algum óleo essencial de sua preferência, como o óleo de lavanda, por exemplo.

5. Como fazer Higienização de fronhas e lençóis?

A exemplo do colchão, também é importante higienizar fronhas e lençóis.

Recomenda-se que a roupa de cama seja trocada pelo menos uma vez por semana, evitando o acúmulo de pó e ácaros. Mas caso seus lençóis ou fronhas estejam sujos é possível higienizá-los com a seguinte receita:

  • Um limão;
  • ½ xícara de vinagre de álcool;
  • 1 litro de água.

Comece fervendo a água com o limão e o vinagre em uma panela grande, ao ferver coloque as fronhas e os lençóis dentro de molho por mais ou menos uma hora. Em seguida, Tire-os e coloque na máquina para lavar normalmente. Suas fronhas e lençóis ficarão totalmente higienizados.

6. Como eliminar odores indesejados do colchão?

Por conta do uso constante, o colchão pode ganhar alguns odores indesejados, como o cheiro de suor, cigarro ou mofo, por exemplo. Para acabar com esse tipo de odor a dica é aplicar algum produto à base de cítricos. Deixar secar bem e remover o excesso com aspirador.

Aprenda como limpar colchão com 7 receitas caseiras

Como limpar colchão
Como limpar colchão seguindo dicas práticas.

Existem diversas formas caseiras de limpar o colchão, vamos mostrar agora as 7 melhores.

1. Como limpar o colchão com vinagre?

O vinagre é ótimo para remover manchas e cheiro mais fortes. Sendo assim, ele pode fazer parte da seguinte receita:

  • ½ de vinagre de álcool (branco);
  • 3 colheres (sopa) de água oxigenada 10 volumes;
  • ½ de bicabornato de sódio;
  • Aspirador de pó;
  • Peneira;
  • Esponja;
  • Um vidro borrifador.

Comece umedecendo a esponja na água oxigenada esfregando todas as manchas, depois passe um pano com água. 

Em seguida, polvilhe o bicarbonato sobre o colchão, com a peneira, e depois borrife o vinagre por cima, até formar uma espuma, deixe essa espuma agir por aproximadamente uma hora. Por fim, com um aspirador, remova o pó de bicarbonato.

Não se preocupe com o cheiro forte do vinagre, ele sai depois que o colchão seca.

2. Como limpar colchão com água oxigenada e bicarbonato?

Usar água oxigenada e bicarbonato é legal para limpar aquele colchão encardido. Assim você vai precisar de:

  • 4 colheres de sopa de bicabornato;
  • 250 ml de água oxigenada 10 volumes;
  • Sabão líquido para roupas, umas duas gotas;
  • Aspirador de pó;
  • Escovinha e pano.

Comece misturando o bicarbonato de sódio, com o sabão líquido e a água oxigenada 10 volumes, e coloque em um borrifador. Agite bem e aplique a solução sobre todo o colchão deixando secar naturalmente por 2 a 3 horas. Depois de seco, retire o bicarbonato com o aspirador de pó.

3. Como limpar colchão encardido com bicarbonato?

Colchão encardido é realmente uma coisa incômoda. Mas é possível limpá-lo somente com bicarbonato. 

Nesse caso, basta esquentar 1 litro de água e diluir 3 colheres de sopa de bicarbonato, colocando essa mistura em um borrifador, e aplicando sobre os locais mais encardidos. Em seguida com a ajuda de um pano limpo, basta realizar movimentos horizontais, até que a sujeira desapareça.

4. Como limpar colchão encardido com bicarbonato e vinagre?

Aqui, faremos outra mistura básica para limpar o colchão encardido com bicarbonato e vinagre. Anote aí:

  • 500 ml de água morna;
  • 250 ml de vinagre branco
  • 1 colher de sopa de bicarbonato.

Basta misturar todos os ingredientes e jogar no colchão com a ajuda de um borrifador e esfregar. A recomendação é repetir o procedimento até que o encardido desapareça.

5. Como tirar amarelado do colchão?

Colchão amarelado é um problema, ele pode ser contornado, através de uma mistura simples que envolve:

  • 500 ml de água morna;
  • 250 ml de vinagre branco;
  • 1 colher de chá de água sanitária;
  • 1 colher de bicarbonato.

Em um borrifador misture a água morna, o vinagre branco e a água sanitária, borrifando sobre o colchão amarelado, em seguida polvilhe o bicarbonato e deixe agir por cerca de 90 minutos. Em seguida com um pano úmido, esfregue o colchão. O procedimento deve ser repetido até que o amarelado diminua ou desapareça.

6. Como limpar colchão com vanish?

O Vanish é um produto pronto, bastante eficaz, que pode ser usado puro, diretamente sobre o colchão sem a necessidade de diluição. Para isso, basta borrifar o produto e passar um pano limpo em seguida.

7. Como limpar colchão com água sanitária?

Para limpar o colchão com água sanitária você vai precisar de:

  • 1 copo de água sanitária;
  • 3 copos de água;
  • 1 borrifador

Basta borrifar a mistura sobre o colchão, deixando-o ao sol, em um ambiente bem ventilado até clarear e secar.

Passo a passo prático para higienização de colchão

Para efetuar limpezas práticas e rápidas na higienização de colchão seguir os passos a seguir são um tanto quanto válidos, pois são rápidos, fáceis e colaboram com sua saúde.

  • Retire as peças do jogo de cama semanalmente, lavando-as e colocando-as em um ambiente arejado;
  • Com um aspirador de pó, limpe toda a superfície do colchão;
  • Troque o lado do colchão constantemente, para aumentar sua vida útil;
  • Deixe o colchão no sol durante 10 minutos, ao menos uma vez por semana;;
  • Impermeabilize o colchão para evitar que suor e resíduos entrem em contato direto com o tecido do colchão.
  • Caso não faça uma  limpeza técnica, limpe seu colchão com um pano úmido a cada 15 dias.

Como tirar mancha de colchão?

O colchão pode sofrer com alguns tipos específicos de mancha, são elas: 

  • Mancha de vinho;
  • Mancha de sangue;
  • Mancha de urina.

Tirar mancha de vinho

O álcool é uma boa solução para fazer com que a mancha de vinho suma. O ideal é misturar o produto com água e passar, cuidadosamente, na área afetada, para não causar danos maiores. Outra opção é utilizar o vinagre.

Tirar mancha de sangue

A mancha de sangue pode ser um pouco difícil de ser retirada. Nesse caso, o aconselhado é utilizar uma mistura feita com bicarbonato de sódio e água fria para diminuir seu tom. Aplique sobre a mancha e deixe agir por 30 minutos.

É possível aplicar também detergente de cozinha misturado com água com uma escova de dentes sem uso para esfregar a área manchada.

Tirar mancha de urina

O primeiro passo é remover o excesso de urina com um pano limpo ou papel toalha. Em seguida, a recomendação é misturar sabão em pó com água e aplicar aos poucos no local, utilizando uma esponja macia.

Por que contratar um serviço técnico de limpeza?

O serviço técnico de limpeza é importante pois alcança uma higiene mais profunda e traz ao cliente os seguintes benefícios:

  • Remoção de ácaros fungos e bactérias;
  • Eliminação de cheiro de bolor;
  • Eliminação de cheiro de animais;
  • Eliminação de resíduos humanos como urina, sangue, vômito ou suor;
  • Remoção de sujeira pesada e poluição;
  • Assepsia pós-derramamento de líquidos, alimentos e resíduos humanos.

A contratação de um serviço técnico de limpeza é literalmente um investimento em saúde.

Dicas para garantia de um bom sono

colchão impermeabilizado

Depois de descobrir tudo sobre como limpar colchão, e a importância de contratar um serviço técnico de limpeza é chegada a hora de descobrir como ter uma boa noite de sono, através de dicas extremamente simples de serem postas em prática. São elas:

  • Troque as roupas de cama semanalmente;
  • Caso derrame algo na superfície do colchão, limpe imediatamente;
  • Impermeabilize seu colchão, e para as fronhas use capas protetoras impermeáveis;
  • Coloque o colchão ao sol por 10 minutos, pelo menos uma vez por semana. O sol ajuda com os odores e elimina a umidade do colchão, evitando a propensão de ácaros e fungos.
  • Vire o colchão pelo menos uma vez a cada dois meses.
  • Contrate uma empresa especializada para realizar a limpeza de seu colchão.

A Dr. Lava Tudo tem os melhores produtos e faz a assepsia de colchões eliminando ácaros, fungos e bactérias, trazendo assim, boas noites de sono e a tranquilidade no que diz respeito à saúde que você merece.

Além da limpeza de colchão, oferecemos os seguintes serviços:

Nós deixamos seu colchão e estofados como novos! Aproveite 10% de desconto em nossa loja e contrate o serviço!

Como limpar colchão: passo a passo + 16 dicas INFALÍVEIS Publicado primeiro em https://drlavatudo.com

Leave a comment